INICIAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES E CONHECIMENTO DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Palavras-chave:
Saúde da mulher, Adolescência, Prevenção e ControleResumo
A adolescência é uma etapa fundamental no processo de crescimento e desenvolvimento humano que corresponde a um período de descoberta
caracterizado pela necessidade de integração social, pela busca de independência como também da identidade sexual. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada na Escola Municipal de 1º e 2º Grau, localizada no município do Conde/PB/Brasil, no ano de 2013. A amostra foi composta de 29 adolescentes do sexo feminino, menores de 19 anos. Os dados foram apresentados por meio de tabelas, elaboradas com os recursos do Programa Excel 2010 e analisados através da estatística descritiva simples, com base na literatura pertinente. Em se tratando dos resultados, a maioria das entrevistadas, 58,6%, tinha entre 18-19 anos, diziam ser solteiras 72,4%, com renda de até um salário mínimo
48,7% e a grande maioria de 86,2%, não desenvolvia nenhuma atividade remunerada; 58,6% tinham vida sexual ativa com início aos 18 anos em média; 79,3% informaram conhecer os métodos contraceptivos e a camisinha, 48,7% foi citada como sendo o método mais popular entre o grupo. Foi ainda identificado que 5,7% faziam uso de algum tipo contracepção. Embora se reconheça a importância de se trabalhar temas como sexualidade na adolescência, constata-se que a orientação sexual nesta fase da vida é um tema que apresenta lacunas. Dentre os problemas, destaca-se a carência de informações por profissionais habilitados e ainda verifica-se que, na maioria das vezes, as informações são adquiridas de forma errônea, através de amigos e seus respectivos pares. Tal realidade alerta para a necessidade de um maior envolvimento dos profissionais da área da saúde com os da educação, objetivando a propagação de informações diretamente a este grupo, no sentido de prevenir doenças e situações indesejáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.