CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) USADOS NA UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA HOSPITALAR
Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Equipamentos de proteção, Conhecimento de risco, Prevenção de AcidentesResumo
A enfermagem é uma profissão voltada para promover a proteção, promoção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de doenças, sendo, portanto, o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância do uso dos EPIs (equipamento de proteção individual) de suma importância, já que proporciona a sua
proteção enquanto futuros profissionais, no intuito de não adquirirem patologias. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa,
realizado na Faculdade de Medicina e Enfermagem Nova Esperança da cidade de João Pessoa, na Paraíba. A amostra foi composta com 15 acadêmicos, mediante
assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). A coleta foi realizada após aprovação do Projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FACENE, CAAE: 48872915.9.0000.5179, e realizada através da aplicação de um questionário estruturado, com questões que contemplaram o interesse da pesquisa, no mês de outubro de 2015. Diante dos resultados encontrados, percebe-se, que a maior parte dos entrevistados tem o conhecimento do que é EPI, e que todos sabem da importância da utilização dos mesmos. Os participantes da pesquisa relatam que os EPIs estão disponíveis no local de estágio, porém, dos 15 entrevistados, 03 utilizam às vezes. Dessa forma, vê-se a necessidade de intensificar ainda mais as palestras e treinamentos sobre o uso do EPIs, com o objetivo de conscientizar os acadêmicos de enfermagem para que possam se capacitar da melhor forma, tomando como sua a responsabilidade da promoção da saúde em seu ambiente de estágio, além de identificar para suas práticas a real importância de se usar os EPIs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.