PAPEL DO ENFERMEIRO DO TRABALHO FRENTE ÀS DOENÇAS OCUPACIONAIS NA VISÃO DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Enfermagem do Trabalho., Medidas de Segurança., Saúde do Trabalhador.Resumo
Atualmente, existem 35 Normas regulamentadoras acerca da saúde do trabalhador. Ressalta-se que a Portaria nº 3.214, de junho de 1978 possui o papel de contribuir especificamente para normatizar a Segurança e Saúde do Trabalhador. Torna-se importante enfatizar que a enfermagem do trabalho exerce papel de suma importância dentro de uma empresa, pois a mesma atua na prevenção, promoção e proteção à saúde frente aos riscos no ambiente de trabalho, uma vez que a organização do trabalho interfere na vida do trabalhador. Esta pesquisa consiste em um estudo descritivo e exploratório, dividido em 2 etapas, uma com abordagem quantitativa e outra com abordagem qualitativa, realizado nas Faculdades Nova Esperança, da cidade de João Pessoa, PB. A coleta dos dados ocorreu após aprovação do Projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e realizada com uma amostra de 26 acadêmicos de enfermagem, por meio da aplicação de um formulário de entrevista e um questionário. Os resultados apontaram que os entrevistados consideram importante o enfermeiro do trabalho por ser um profissional habilitado para proporcionar a preservação da saúde e valorização do trabalhador. Além disso, a maioria reconhece sua importância mediante o fato de abranger a saúde do trabalhador. Observou-se ainda, que os entrevistados detêm conhecimento correto acerca dos agentes causadores de riscos ocupacionais no trabalho. Assim, conclui-se que os entrevistados possuem entendimento sobre a importância do enfermeiro do trabalho para a saúde do trabalhador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.