CONHECIMENTO DE ENFERMAGEM NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM CRIANÇAS
Palavras-chave:
Saúde da Criança., Emergências., Cuidados de Enfermagem., Parada Cardiorrespiratória.Resumo
A parada cardiorrespiratória é a interrupção súbita dos batimentos cardíacos, movimentos respiratórios e perda imediata da consciência, representando uma emergência pediátrica extrema. É preciso ter conhecimento da sequência dos protocolos de atendimento, além de manter a calma e primar pela organização dos materiais e equipamentos necessários para a assistência durante esse evento. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para avaliar o conhecimento do enfermeiro e de sua equipe diante da parada cardiorrespiratória em crianças. Trata-se de um estudo exploratório de revisão bibliográfica da literatura, constituída por 10 (dez) documentos, os quais foram encontrados nas bases de dados online da BVS. Os estudos mostraram que a equipe de enfermagem é tida como essencial na assistência à criança com PCR. No entanto, ainda carece de conhecimentos acerca da mesma, os quais vêm desde a formação destes profissionais, repleta de lacunas para com a assistência às emergências, até a ausência de capacitações e treinamentos após a formação. Assim, verificou-se que o enfermeiro, no âmbito de seu trabalho, é um dos principais profissionais de saúde com autonomia e capacitação para agir no momento de uma parada cardiorrespiratória, devendo este manter-se atualizado e capacitado para prestar assistência às prováveis emergências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.