SÍNDROME DA BANDA AMNÍOTICA: UM ESTUDO DE CASO
AMNIOTIC BAND SYNDROME: A CASE STUDY
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p652-666Keywords:
Bandas de constrição, Anel de constrição, Síndrome de StreeterAbstract
A Síndrome de Bandas Amnióticas faz parte do grupo de desordens congênitas de caráter raro e causa uma série de malformações que vão desde anéis fibrosos simples até grandes defeitos, podendo causar amputações do membro acometido. Diante disso, o presente artigo teve como objetivo descrever o caso clínico de um paciente com síndrome de bandas amnióticas, acompanhado pela fisioterapia. Para isso, a metodologia empregada foi a de um estudo de caso, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas realizadas com a mãe e com a fisioterapeuta do paciente, à fim de coletar dados que, atrelados à história clínica, à sintomatologia, aos exames e diagnóstico previamente estabelecido complementassem as informações acerca do caso e tornassem possível a análise dos resultados. A partir disso, foram encontrados no indivíduo do estudo a presença de bandas de constrição no terço médio distal da perna direita, irregularidade de contorno cortical em terço distal da tíbia, falta de equilíbrio e de força muscular e, em consequência disso, um déficit na deambulação, além de defeitos na formação completa da mão esquerda, que apresenta ausência dos dedos e cotos com bandas amnióticas, demonstrando a presença de sindactilias. No que diz respeito à Fisioterapia, ficou evidente sua contribuição na melhora do quadro da criança, tendo em vista que as técnicas empregadas viabilizaram a melhora do desenvolvimento motor, constatando a ação positiva no tratamento da SBA. De forma geral, por se tratar de uma síndrome rara, viu-se a necessidade de maiores estudos na área, evidenciando-se a importância da conexão entre a prática clínica e a pesquisa científica para o desenvolvimento de intervenções efetivas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.