ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS
PHYSIOTHERAPY APPROACH TO PALLIATIVE CARE IN ONCOLOGY PATIENTS
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p619-627Palavras-chave:
Câncer, Cuidados Paliativos, FisioterapiaResumo
A fisioterapia atende pacientes em todo o decorrer de sua vida, estando presente nos processos de saúde-doença, isso inclui o cuidado em estágio terminal quando o tratamento curativo não é mais possível, tendo o enfoque de tratamento amenizar todas as suas formas de sofrimento. Diante de uma doença que ameace a vida, os cuidados paliativos (CPs) tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Desta forma, o objetivo do presente estudo consiste em evidenciar a forma de atuação do profissional Fisioterapeuta nos CPs de pacientes oncológicos. Assim, o estudo trata-se de uma revisão de literatura, onde artigos científicos foram coletados nas bases de dados: SCIELO, PUBMED, BVS, LILACS e PEDro, selecionando artigos publicados na Língua Portuguesa e/ou Inglesa que abordassem a temática proposta, que se encontrassem na íntegra, publicados entre os anos de 2012 e 2022. Foram encontrados 208 estudos, dos quais apenas 05 foram considerados elegíveis. Dos estudos incluídos, todos abordam os CPs, mas com as seguintes temáticas diferentes: programa de fisioterapia na fadiga, treinamento de força e resistência, estimulação elétrica nervosa transcutânea, reabilitação pulmonar e reabilitação para pacientes com câncer avançado. Com a realização do presente estudo pôde-se concluir que o Fisioterapeuta tem uma considerável participação nos CPs, pois possui conhecimento e habilidades para aplicar métodos e recursos exclusivos de sua profissão que são importantes e úteis junto a equipe multiprofissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.