DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES EM PROFISSIONAIS DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
OSTEOMUSCULAR DISORDERS IN HEALTHCARE PROFESSIONALS: AN INTEGRATIVE REVIEW OF THE LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol24.nEsp..p596-606Palavras-chave:
Distúrbios Osteomusculares. Trabalhadores de Saúde. Ocupações em Saúde.Resumo
O setor da saúde se configura como uma área em que há uma crescente demanda por serviços, assim, os profissionais inseridos nesta esfera apresentam suscetibilidade a desenvolverem diversas afecções, dentre elas, as de ordem osteomuscular devido às sobrecargas físicas e mentais. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento da literatura acerca dos principais distúrbios osteomusculares que acometem os profissionais de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que se realizou uma busca nas bases de dados eletrônicas Cochrane Library, SciELO (Scientific Electronic Library Online) PubMed e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para isto, foram incluídos estudos publicados entre os anos de 2012 a 2022, que apresentaram disponibilidade de texto completo de maneira gratuita em inglês e/ou português. Como critérios de exclusão foram levados em consideração aqueles que não tiveram relação com o tema proposto, bem como revisões de literatura, dissertações, teses, monografias e resumos. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 10 artigos para constituírem a presente revisão. Como resultado observou-se que há uma relação entre os fatores biomecânicos existentes em cada atividade profissional com o surgimento destas patologias, podendo as mesmas se apresentarem de formas diferentes em distintas profissões. Houve uma maior prevalência de distúrbios osteomusculares entre os profissionais que não praticavam atividades físicas, que realizavam o manuseio de pacientes mantendo um contato direto com os mesmos, e entre os profissionais do sexo feminino. Os distúrbios mais relatados foram dor, rigidez, fadiga e dormência, sendo as regiões lombar, dorsal, cervical, dos ombros, punhos e mãos as mais afetadas. Portanto, concluiu-se que o surgimento destas afecções está associado as características individuais e laborais, estando relacionados a fatores como sexo, profissão, prática de atividade física e hábitos de vida em geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.