ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Keywords:
Enfermagem, Política de saúde, IdosoAbstract
O envelhecimento é um processo biológico e não deve ser considerado como uma doença. A gênese do conhecimento acerca dos fenômenos que permeiam o amadurecimento humano surgiu no início do século XX, assim, foram desenvolvidos estudos quanto aos atributos pertencentes nesta fase da vida. Tais estudos impulsionaram a formação de uma área da saúde conhecida como a gerontologia. O presente estudo teve como objetivo verificar a atenção ao idoso pelos Enfermeiros em uma Unidade de Saúde da Família, observando os aspectos que dificultam ou facilitam este cuidado. O tipo de pesquisa foi exploratório e descritivo com abordagem qualitativa; como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, composta por questões relacionadas à assistência de Enfermagem ao idoso. Os sujeitos da pesquisa foram dez idosos, usuários da Unidade Básica de Saúde Nova União. Como critérios de inclusão foram considerados eleitos, os idosos moradores na área de abrangência da Unidade de Saúde Nova União atendidos pelo Enfermeiro. A realização da pesquisa ocorreu mediante aprovação do Comitê de Ética da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança, CAAE n.21556713.2.0000.5179, cujo Protocolo nº 183/13, conforme os preceitos da Resolução 466/2012 CNS. Como resultado foi identificado uma desarticulação entre as ações de Enfermagem na prática e os programas ministeriais para a atenção ao idoso. Destarte, conclui-se, através dos resultados obtidos, que a atenção aos idosos está aquém do esperado neste nível de atenção, assim, urge a necessidade de profundas mudanças no atendimento das Unidades de Saúde da Família buscando a satisfação desse grupo populacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.