O AUTOCUIDADO DOS IDOSOS E A REDUÇÃO DAS COMPLICAÇÕES DA DIABETES MELITTUS TIPO 2
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Idoso, Estilo de vidaResumo
Diabetes Mellitus tipo 2, é um problema de saúde pública de alta prevalência mundial, que acomete a população idosa por influenciar em problemas cardíacos e cerebrovasculares, associados ao sedentarismo e excesso de peso decorrentes dos hábitos alimentares inadequados. Objetiva-se verificar o autocuidado de idosos na adoção de práticas saudáveis que contribuam para melhoria da qualidade de vida. Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizada entre idosos participantes do Projeto de Pesquisa e Extensão “Envelhecimento Saudável”, desenvolvido na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, em setembro e outubro de 2013. Participaram 22 idosos diabéticos escolhidos intencionalmente. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões referentes à caracterização socioeconômica da amostra e a verificação do autocuidado na adoção de práticas saudáveis, a análise ocorreu por meio de estatística descritiva frequencial simples. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança sob Protocolo nº 180/13. Identificou-se que nem todos os participantes pesquisados adotam, integralmente, as práticas de autocuidado necessárias para reduzir as consequências desta patologia, o que se traduz numa conduta preocupante, já que o exercício físico associado à dieta complementa a terapia adequada para o controle da diabetes e prevenção das complicações decorrentes dessa doença. Foi possível verificar a necessidade de ações que promovam a adesão aos procedimentos corretos e induzam os idosos a refletirem sobre o impacto dessa enfermidade em suas vidas, reconhecendo sua responsabilização no enfrentamento da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.