EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A ARTE DE CUIDAR DE IDOSOS
Palavras-chave:
Idoso, Educação em saúde, Participação comunitáriaResumo
O Brasil vem apresentando nos últimos anos um aumento gradativo no número de idosos e, com isso, cresce a preocupação em oferecer suporte, atenção e promover ressocialização aos mesmos. Pensando nisso, o Projeto de Extensão “Envelhecimento Saudável: integração ensino comunidade na promoção à saúde e prevenção de doenças na população idosa”, promovido pela Facene/Famene na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, desenvolve trabalhos de promoção e educação em saúde, lazer e assistência social junto a esse público. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos idosos acerca da interação social e da convivência em grupos de terceira idade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança – FACENE/FAMENE, Protocolo de n° 53/2013. Para a condução do estudo, foram contempladas todas as normas da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. A pesquisa se deu durante o período de março a junho de 2013, participaram da amostra 30 idosos, em sua maioria mulheres. Utilizou-se um formulário com questões socioeconômicas e uma questão aberta sobre a opinião dos idosos acerca do projeto. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os entrevistados avaliaram positivamente as atividades desenvolvidas no projeto, mostrando que obtiveram melhorias e aprendizados em diferentes aspectos de suas vidas. O trabalho em grupo permitiu aos participantes compartilhar experiências, favorecendo o aprendizado na busca
por a adoção de hábitos saudáveis e mudanças no estilo de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.