CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES GRUPAIS PARA MULHERES GRÁVIDAS: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Gestante., Educação em Saúde., Prática de Grupo.Resumo
O parto e gravidez são considerados eventos fisiológicos na vida da maioria das mulheres. Neste momento acontecem alterações físicas e emocionais, fazendo com que sejam priorizados cuidados por parte dos profissionais de saúde e da família. O estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura. Buscou-se on-line utilizou- estudos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde e Base de Dados de Enfermagem. O levantamento de dados foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2014 utilizando quatro descritores: “gestantes”, “grupos”, “enfermagem” e “educação em saúde”. O estudo foi constituído por doze artigos que versaram sobre a temática atividades grupais para mulheres grávidas. Por meio da análise dos doze artigos, verificou-se que 09 estudos (75%) foram selecionados a partir de base de dados LILACS e que 03 publicações (25%) na base BDEnf. Quanto aos periódicos, destacaram-se importantes revistas nacionais, entre as quais merecem evidência a Ciência & Saúde Coletiva, Revista Saúde Pública e Revista Brasileira de Enfermagem. As publicações citadas tiveram como objetivo principal relatar a experiência da atividade grupal como processo de educação em saúde e intervenção no pré-natal (83%) embora (17%) algumas delas explicitaram a importância do trabalho interdisciplinar com esta população alvo. Ao término do estudo, podemos dizer as atividades grupais com gestantes mostram quanto são efetivas para mulheres e/ou pais e famílias. O grupo contribui para a prática do ensino na área da saúde, considerando-se que o trabalho com grupos permite a produção de conhecimento no que concerne à área de saúde da mulher.
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