OSTEOPOROSE: CONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE RISCO EM IDOSOS
Palavras-chave:
Osteoporose, Conhecimento, Prevenção primáriaResumo
A osteoporose é uma doença osteometabólica caracterizada pela redução da massa óssea, ocasionando fragilidade e predisposição a fraturas, sendo estas bastante comuns entre os idosos. É fundamental que os mesmos tenham conhecimento sobre a temática com vistas a desenvolver práticas de saúde que possam prevenir a doença. Verificar o conhecimento entre idosos acerca da osteoporose e ações preventivas relacionadas à doença. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza quantitativa. Foi realizada uma entrevista com 50 idosos usuários dos serviços Estratégia Saúde da Família do município de Pedras de Fogo - Paraíba. O instrumento da coleta continha 30 perguntas objetivas envolvendo aspectos sociodemográficos dos idosos (Núcleo I); aspectos relacionados à osteoporose (Núcleo II) e relacionados à participação dos profissionais de saúde em ações educativas. Utilizou-se o Software Excel 2007 cujos resultados foram apresentados sob a forma de gráficos e tabelas por meio de estatística descritiva. Constatou-se que 52,0% encontravam-se na faixa etária entre os 60 e 65 anos de idade, sendo a maioria mulheres (70,0%) e com relação conjugal estável (56,0%). Observou-se que 90,0% deles já ouviram falar sobre a doença, porém, 84,0% demonstraram não conhecer os fatores de riscos que poderiam ocasioná-la. Quanto à sintomatologia, 54,0% referiram ter conhecimento sobre esta variável, sendo a dor a mais mencionada (84,0%). Sobre a assistência dos profissionais de saúde, constatou-se que apenas 12,0% dos idosos referiram ter recebido algum tipo de orientação sobre osteoporose. Dentre os profissionais mais envolvidos nas orientações, estiveram os
médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e agentes comunitários de saúde. Apesar da maioria dos idosos terem ouvido falar na osteoporose, muitos desconhecem aspectos importantes para a sua prevenção a exemplo dos fatores de riscos. Além disso, percebeu-se que a participação dos profissionais de saúde foi bastante restrita, comprometendo a participação destes no processo de educação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.