CONHECIMENTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS SOBRE A PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO
Palavras-chave:
Conhecimento, Estudantes, Aleitamento maternoResumo
As universidades constituem importantes espaços para a formação de cidadãos que podem contribuir no seu futuro local de atuação profissional para as questões relacionadas à amamentação. Contudo, é necessário que os mesmos possam dominar aspectos básicos desta prática não apenas para utilizarem-na em benefício próprio, mas também como multiplicadores de informação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento de estudantes universitárias sobre a prática do aleitamento materno. Pesquisa transversal exploratório-descritiva de abordagem quantitativa realizada com 100 estudantes universitárias dos diferentes cursos de graduação do Centro Universitário de João Pessoa. Utilizou-se um formulário contendo vinte e duas perguntas objetivas, as quais contemplaram variáveis biosociodemográficas e relacionadas à amamentação. Para a elaboração do banco de dados e análises estatísticas, utilizou-se o programa Excel 2007, cujos dados foram apresentados descritivamente sob a forma de gráficos e tabelas. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba sob protocolo nº 0311. A maioria das participantes era solteira (87,0%), apresentavam faixa etária acima dos 20 anos (62,0%), não trabalhavam fora do domicílio (75,0%) e não tinham filhos (85,0%). Os resultados evidenciaram ainda que 72,0% das estudantes mencionaram que a primeira mamada deve ocorrer na enfermaria; 63% enfocaram a importância dos intervalos preestabelecidos entre as mamadas; apenas 8,0% reconhecem a importância da sucção no processo da lactação; 54,0% delas não tinham informação acerca da influência negativa dos dispositivos de borracha no desmame precoce. Apenas 32,0% sabiam o tempo correto de licença maternidade e 73,0% acreditavam que a amamentação deveria ser interrompida mediante a presença de distúrbios mamários. O desconhecimento sobre questões básicas relativas ao aleitamento materno ainda são bastante comuns em nossa sociedade e que na população universitária este panorama não é diferente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.