PARTO NOSSO DE CADA DIA: UM OLHAR SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES E PERSPECTIVAS DA ASSISTÊNCIA
Palavras-chave:
História, Parto, Mulher, ObstetríciaResumo
O parir e nascer são eventos naturais, envoltos por significados culturais diversos, que acompanham a história da própria humanidade, e, particularmente, da própria mulher. A historicidade da assistência ao parto inicia-se com a acumulação do saber inato das próprias mulheres que auxiliavam as parturientes durante o nascimento. Estudo desenvolvido a partir da reflexão dos autores quanto às transformações, levando-se em consideração os procedimentos adotados na assistência obstétrica através dos anos. Objetivando-se avaliar como ocorreu a evolução da parturição
frente às mudanças no modelo assistencial obstétrico. Apresenta-se metodologicamente como uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, foram selecionados artigos e outras produções científicas (dissertações e teses) em base de dados nacionais, utilizando-se os seguintes descritores: mulher, parto, humanização. Presentes em pesquisas acadêmicas tendo como eixo condutor o conhecimento da evolução histórica a premissa do conceito de assistência ao parto. Como resultados e discussões, reconhecemos que o cuidado direcionado ao binômio mãe-filho, no momento do nascimento, sofreu grandes transformações historicamente, decorrentes entre outras coisas de sua institucionalização, medicalização, inserção tecnológica e da medicina, que somados tornaram este processo mecanizado e impessoal. O conceito do modelo humanístico fortalecido pelo Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) é baseado nas Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que busca a implementação de práticas que visem à promoção de partos e nascimentos saudáveis. Consideramos que a assistência obstétrica ideal tem um percurso ainda minucioso pela frente, que será consolidado apenas quando cada ator envolvido neste processo entender o seu papel na cena, gerando, com este enfoque, uma assistência menos intervencionista, que promova o empoderamento materno e garanta à mulher sua autonomia e a preservação de seus direitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.