SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ EM PACIENTE TRANSPLANTADA DE MEDULA ÓSSEA: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Polineuropatias, Síndrome de Guillain-Barré, Doenças desmielinizantesResumo
A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é identificada como uma polineuropatia aguda ou sub-aguda caracterizada por inflamação e desmielinização dos nervos periféricos, apresentada clinicamente por paralisia flácida, arreflexia profunda e dissociação albumino-citológica no líquor. Este trabalho objetiva descrever um relato de caso dessa entidade nosológica, com ênfase em sinais, sintomas e tratamento. Trata-se de um estudo do tipo relato de caso enfatizado na história clínica da doença, assim como sua evolução e intervenções terapêuticas fundamentadas na revisão bibliográfica atual. A pesquisa foi realizada com uma paciente adulta do sexo feminino com diagnóstico clínico de SBG acometida após um intervalo de 1 (um) ano ter sido submetida ao transplante autólogo de medula óssea encontrando-se sem esquema vacinal iniciado. Foi feita uma comparação entre o caso apresentado e as considerações baseadas na literatura, desta forma, foi possível identificar semelhanças no que diz respeito ao período de instalação dos sintomas, aos critérios diagnósticos compatíveis com a forma clássica da SGB referido na literatura, assim como no tratamento proposto que, mediante uso de imunoglobulina endovenosa, obteve-se resultados satisfatórios. As divergências apresentadas deram-se em relação ao histórico de quadro infeccioso que pode anteceder a instalação da fraqueza, uma vez que no caso estudado a paciente nega este fator,
além de este não ser um caso epidemiológico característico em pacientes mais tendenciosos a serem acometidos pela síndrome. Concluindo, assim, a importância do conhecimento multidisciplinar precoce a cerca da SBG como fator primordial no tratamento desta, visto que o não reconhecimento de suas características interfere diretamente no diagnóstico, prognóstico e tratamento da mesma. Desta forma, esperamos que diante das inovações que surgem, novos estudos possam ser desenvolvidos buscando a contemplação desta patologia tão incomum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.