ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: PERCEPÇÃO, DIFICULDADES E RELATOS DE MÃES ACOMPANHADAS EM UM PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE JOÃO PESSOA-PB
Palavras-chave:
Aleitamento Materno Exclusivo, Percepção, Programa de Saúde da FamíliaResumo
O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é entendido como sendo aquele fornecido do seio materno, devendo ocorrer logo após o nascimento e até o sexto mês, sem introdução de outros alimentos, exceto suplementos vitamínicos ou medicamentos. No Brasil, as pesquisas mostram que a taxa do AME é relativamente baixa. Apesar da sua importância, poucas são as mães que o pratica. O presente trabalho objetivou investigar a percepção e dificuldades encontradas por mães acompanhadas em um Programa Saúde da Família, durante o processo de amamentação, identificando o conhecimento das mesmas acerca do AME, e benefícios alcançados por essa prática, para mães e filhos. A pesquisa enquadra-se em um estudo com abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva desenvolvido no PSF - de João Pessoa – PB; no período de 13/09/2004 a 09/10/2004. Para levantamento do material empírico foi utilizado um roteiro de entrevista do tipo semi-estruturado, posteriormente os dados foram analisados de acordo com a literatura pertinente. Ao término da pesquisa, observamos que as mães questionadas eram bem informadas acerca do tema central, visto que as mesmas relatavam de forma clara e sucinta os benefícios trazidos pelo AME, bem como adotavam este método para com seus filhos, porém houve relatos também de dificuldades, visto que a sobrecarga de trabalhos influenciava na rotina de vida dessas mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.