PERFIL DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR PÚBLICA
Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho, Recursos Humanos de Enfermagem no HospitalResumo
A Saúde do Trabalhador constitui um campo na área da Saúde Coletiva em plena construção, cujo objeto está centrado no processo saúde-doença dos trabalhadores dos diversos grupos populacionais em sua relação com o trabalho. No que diz respeito aos acidentes de trabalho (ATs) que atingem os trabalhadores das unidades hospitalares, vale destacar que estes são ambientes complexos que apresentam elevados números de riscos para os seus profissionais. O presente estudo teve como objetivos conhecer os tipos de acidentes do trabalho de enfermagem e investigar a adesão pelo profissional de enfermagem ao uso regular de EPI’s em uma instituição hospitalar pública do município de Cabedelo-PB. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através de entrevista estruturada com a utilização de um questionário. Constituíram-se sujeitos do estudo 20 trabalhadores de enfermagem, sendo 4 (20%) enfermeiros, 15 (75%), técnico de enfermagem e 1 (5%) auxiliares de enfermagem. Enquanto resultados, verificou-se quanto à caracterização da amostra, uma maioria no sexo feminino (90%); a faixa etária que prevaleceu foi de 30 a 39 anos (50%). Em relação ao tipo mais comum de AT, o estudo identificou que os acidentes ocorreram geralmente durante o descarte do material pérfuro-cortante (agulhas). Quanto às ações de orientação à prevenção de acidentes de trabalho desenvolvidas na instituição, dos 45% (9) profissionais que informaram receber algum tipo orientação de prevenção contra acidentes de trabalho, 56% (5) informou que o meio mais utilizado para orientação foi através de palestras. É importante ressaltar que as ocorrências de ATs derivam de complexas inter-relações e não devem ser analisados de forma isolada, como evento particular, mas, através do estudo do contexto dos processos de trabalho e produção, das formas como o trabalho é organizado e realizado, bem como das cargas de trabalho presentes no dia-a-dia dos trabalhadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.