CÂNCER DE PELE: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES SAÚDE DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Programa Saúde da Família, Prevenção e ControleResumo
O câncer de pele é a neoplasia de maior incidência no Brasil sendo a prevenção a estratégia de maior proteção contra o câncer de pele. O presente trabalho buscou conhecer as ações preventivas concernentes ao câncer de pele, desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada nas equipes de Saúde da Família, Distrito Sanitário V - João Pessoa/PB. A amostra foi composta por oito profissionais, sendo cinco enfermeiros e três médicos. Os depoimentos foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo e organizados em três categorias temáticas. Na categoria “Concepção dos profissionais de saúde frente à importância da prevenção do câncer de pele” possibilitou-se identificar a importância da prevenção e tratamento do câncer de pele nas Unidades Saúde da Família, bem como as baixas condições socioeconômicas da população para arcar com gastos de proteção da pele. Em relação à categoria “Educação em saúde x câncer de pele” foi identificado que existe preocupação dos profissionais de informar e esclarecer a importância da prevenção do câncer de pele para os usuários, no entanto, as ações realizadas estão voltadas, apenas, para orientações pontuais nas consultas individuais. A categoria “Dificuldades enfrentadas na prevenção e controle do câncer de pele” os profissionais de saúde enfrentam dificuldades, tendo em vista a falta de qualificação para os profissionais de saúde e não existe um monitoramento por parte dos órgãos de saúde a respeito do câncer de pele. Afirmam que se dedicam mais com o planejamento diário do PSF. Apesar das dificuldades enfrentadas pelas Unidades de Saúde da Família, as campanhas de prevenção devem ser mais sistematizadas nos PSF’s, os profissionais de saúde devem enfatizar mais a prevenção por meio de ações sistemáticas que envolvam a educação sobre o tema, inclusive com o apoio financeiro dos gestores públicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.