EXPERIÊNCIA DE CUIDADORES NO CONVÍVIO COM VÍTIMA DE QUEIMADURAS
Keywords:
Experiência., Cuidadores., Queimaduras.Abstract
Nos últimos tempos, com o aumento de vítimas com queimaduras, torna-se imperativo o investimento na qualidade da assistência de profissionais (cuidadores). Neste sentido, exige-se do profissional maior dedicação, disposição para a prestação dos cuidados, e qualidade na prestação desse cuidado. Neste sentido, conhecer o cuidador dos pacientes queimados, suas dificuldades, limitações e necessidades ajudam na prestação de assistência a esse grupo vulnerável. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de campo, com abordagem qualitativa, realizada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena com 20 cuidadores. O estudo foi realizado após a aprovação do CEP/FACENE, sob CAEE nº. 48400215.1.0000.5179. Para analisar os dados, foi empregada a técnica de Análise de Conteúdo. Dentro dessa análise, foi utilizada a modalidade temática, que consiste em descobrir os núcleos dos sentidos que compõem uma comunicação, cuja presença ou frequência signifique alguma coisa para o objetivo analítico escolhido. Os resultados apontaram que houve mudanças na rotina familiar, angústia diante o tratamento e expectativas do familiar quanto às sequelas do acidente. O estudo permitiu verificar que o portador de queimaduras, dependendo do seu contexto social, pode ser cuidado por profissionais especializados ou por cuidadores de sua própria família. Entretanto, o estudo mostrou que, apesar de todas as dificuldades, o familiar cuidador é o principal ator, elemento fundamental para o tratamento do paciente queimado, tornando-se desta forma o apoio mais importante para o paciente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.