EFEITOS DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA COM ÊNFASE NO TRATAMENTO DA DOR
EFFECTS OF PHYSIOTHERAPY CARE DURING THE PREGNANCY PERIOD: AN INTEGRATIVE REVIEW WITH EMPHASIS ON PAIN TREATMENT
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p100-108Keywords:
Dor do parto, Gravidez, Fisioterapia, trabalho de partoAbstract
A fisioterapia possui grande eficácia da redução das dores e da qualidade de vida da mulher durante o período gestacional, tendo em vista isso, os autores realizaram uma pesquisa com objetivo de avaliar os efeitos da abordagem fisioterapêutica no pré-parto e propor um protocolo de intervenção baseado na escala visual analógica (EVA) de dor. Assim, objetivou compreender os principais meios utilizados pela Fisioterapia para o tratamento da dor no trabalho de parto. Esse estudo é caracterizado como uma revisão integrativa de literatura, de abordagem descritiva e de caráter qualitativo, que se dá por meio do levantamento de artigos científicos que estivessem relação com o objetivo do estudo. Para elaboração do título e pergunta norteadora, seguiu-se a estratégia PICO (Population, Intervention, Comparison, Outcome) e as diretrizes metodológicas de acordo com PRISMA. Mediante o exposto, observa-se que a atuação da fisioterapia é de suma importância dentro do contexto obstétrico, proporcionando uma maior qualidade de vida, funcionalidade, redução do quadro álgico durante e após o parto, bem como reduz significativamente o tempo de parto, prevenindo complicações e agravos a saúde materno-infantil. O suporte fisioterapêutico inclui banhos, crioterapia, massagens, técnicas respiratórias, deambulação, posições verticais e a neuroeletroestimulação transcutânea (TENS). Evidenciando que o fisioterapeuta se mostrou útil no acompanhamento da mulher durante o processo parturitivo, ajudando na redução da percepção dolorosa e na diminuição do tempo de trabalho de parto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.