FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

AQUATIC PHYSIOTHERAPY IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Autores

Palavras-chave:

Fisioterapia, Paralisia Cerebral, Hidroterapia

Resumo

A Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão decorrente do sistema nervoso central de característica não progressiva adquirida na infância quando o cérebro ainda está no processo de maturação. Não há tratamento específico para a PC, porém, terapias convencionais e alternativas auxiliam na prevenção de complicações secundárias decorrentes da lesão, dentre elas a fisioterapia aquática. O objetivo deste estudo é investigar os efeitos da fisioterapia aquática em crianças com paralisia cerebral através de estudos de ensaios clínicos. Nesse sentido, foi realizada uma revisão integrativa de literatura por meio de estudos disponibilizados nas bases de dados da PubMed, BVS e PEDro, em que foram encontrados 100 artigos nas referidas bases de dados e que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas 6 apresentaram características de elegibilidade para inclusão na presente revisão. Dentre as atividades realizadas na água, terapias baseadas no conceito Halliwick, alongamentos e exercícios funcionais ganharam destaque nos estudos contemplados nesta revisão. A partir das intervenções, os principais resultados encontrados nos estudos foram a melhora da função motora grossa, melhora da funcionalidade, melhora no controle de tronco, melhora da qualidade de vida e no prazer ao realizar a atividade. Contudo, foi observado um déficit na literatura nacional e internacional sobre a disposição de ensaios clínicos referentes a terapia aquática como forma de intervenção.

Biografia do Autor

Juliana Jesus Dias, Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE.

Weslley Barbosa Sales, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Fisioterapia, com ênfase em avaliação e intervenção no processo de envelhecimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Pós-graduando em fisioterapia gerontológica e geriátrica pela Faculdade Serra Geral (FSG); e fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). 

Renata Ramos Tomaz, Faculdade De enfermagem Nova esperança - FACENE

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ, Especialista Profissional em Fisioterapia Cárdiorrespiratória (ASSOBRAFIR), Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Fisioterapia pela UFRN.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Dias, J. J., Sales, W. B., & Tomaz, R. R. (2022). FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA: AQUATIC PHYSIOTHERAPY IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 20(1), 70–84. Recuperado de http://revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/750

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)