AVALIAÇÃO FUNCIONAL DOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB: UMA SÉRIE DE CASOS
FUNCTIONAL ASSESSMENT OF HOSPITALIZED PATIENTS IN THE INTENSIVE CARE UNIT OF A PUBLIC HOSPITAL IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA-PB: A SERIES OF CASES
Palavras-chave:
Escala de funcionalidade. Fisioterapia. UTI. Imobilidade. Capacidade funcional.Resumo
Introdução: As Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) proporcionam cuidados especializados para pacientes críticos e parcialmente críticos, promovendo um aumento da sobrevida. A fisioterapia faz parte da equipe mínima obrigatória, realizando diversas funções, uma delas é avaliar o estado funcional e estabelecer protocolos de mobilizações precoces individualizados para minimizar ou evitar os efeitos deletérios da imobilidade. Objetivos: verificar o perfil funcional dos pacientes internados na UTI de um hospital público de João Pessoa – PB. Materiais/métodos: Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo, de natureza descritiva, conduzida de acordo com a recomendação STROBE. Realizada no Hospital Santa Isabel de João Pessoa-PB. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada uma ficha de avaliação específica contendo a escala de avaliação funcional para pacientes da UTI escolhida: a Functional Status Score for the ICU (FSS-ICU). Resultados: Foram examinados 16 pacientes, todavia, em apenas 3 foi possível realizar a aplicação da escala de funcionalidade FSS-ICU. 66,6% (2) eram do sexo feminino, com idade média de 66,6 (± 4,04) anos e 66,6% (2) eram pardos. Tempo médio de internação dos pacientes na unidade foi de 27 (± 23,52) dias, com igual tempo de internação hospitalar. Diante a avaliação realizada com a escala FSS-ICU a pontuação obtida pelos pacientes teve uma média de 5,33 ± 2,08, caracterizando uma baixa capacidade funcional. Conclusão: com base nos dados analisados foi possível observar como perfil dos pacientes internos na UTI do hospital em estudo que a maioria eram mulheres idosas e com uma baixa capacidade funcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.