AVALIAÇÃO FUNCIONAL DOS PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB: UMA SÉRIE DE CASOS
FUNCTIONAL ASSESSMENT OF HOSPITALIZED PATIENTS IN THE INTENSIVE CARE UNIT OF A PUBLIC HOSPITAL IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA-PB: A SERIES OF CASES
Keywords:
Escala de funcionalidade. Fisioterapia. UTI. Imobilidade. Capacidade funcional.Abstract
Introdução: As Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) proporcionam cuidados especializados para pacientes críticos e parcialmente críticos, promovendo um aumento da sobrevida. A fisioterapia faz parte da equipe mínima obrigatória, realizando diversas funções, uma delas é avaliar o estado funcional e estabelecer protocolos de mobilizações precoces individualizados para minimizar ou evitar os efeitos deletérios da imobilidade. Objetivos: verificar o perfil funcional dos pacientes internados na UTI de um hospital público de João Pessoa – PB. Materiais/métodos: Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo, de natureza descritiva, conduzida de acordo com a recomendação STROBE. Realizada no Hospital Santa Isabel de João Pessoa-PB. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada uma ficha de avaliação específica contendo a escala de avaliação funcional para pacientes da UTI escolhida: a Functional Status Score for the ICU (FSS-ICU). Resultados: Foram examinados 16 pacientes, todavia, em apenas 3 foi possível realizar a aplicação da escala de funcionalidade FSS-ICU. 66,6% (2) eram do sexo feminino, com idade média de 66,6 (± 4,04) anos e 66,6% (2) eram pardos. Tempo médio de internação dos pacientes na unidade foi de 27 (± 23,52) dias, com igual tempo de internação hospitalar. Diante a avaliação realizada com a escala FSS-ICU a pontuação obtida pelos pacientes teve uma média de 5,33 ± 2,08, caracterizando uma baixa capacidade funcional. Conclusão: com base nos dados analisados foi possível observar como perfil dos pacientes internos na UTI do hospital em estudo que a maioria eram mulheres idosas e com uma baixa capacidade funcional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.