ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

PERFORMANCE OF PHYSIOTHERAPY IN CASES OF SEXUAL VIOLENCE AGAINST WOMEN: AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p77-88

Palavras-chave:

Violência contra a Mulher, Fisioterapia, Humanização

Resumo

Objetivo: evidenciar a eficácia da assistência fisioterapêutica em casos de violência sexual contra mulheres. Método: trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem descritiva e de caráter qualitativo, que se dá por meio do levantamento de artigos científicos, através das bases de dados da SciELO, PubMED e LILACS. Foi usado o PRISMA para a construção desta revisão, bem como a estratégia PICO para elaboração da pergunta norteadora e delimitação do estudo. Resultados e discussões: foi possível identificar que grande parte dos cuidados fornecidos à mulheres vítimas de violência sexual acontece de maneira multidisciplinar, e que o profissional de Fisioterapia comumente é o profissional de primeiro contato nesses casos, nos quais desempenha seus serviços de acolhimento e escuta especializada, bem como tratamento imediato e também tardio. Toda a atuação da Fisioterapia nesse contexto, tem como principal objetivo de proporcionar uma assistência integral e humanizada a estas mulheres, visto que majoritariamente as vítimas possuem sequelas físicas, emocionais e psicossociais que podem se estender por longos anos. Considerações finais: dentro do processo de atendimento, pode se identificar que existem medidas de prevenção e tratamento que a Fisioterapia desenvolve, incluindo campanhas e planos de ação, afim de dar voz as mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade, incluindo a educação em saúde e até mesmo sobre as competências legais que estas mulheres podem realizar.

Biografia do Autor

Taynar Bonifácio de Amorim, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau

Weslley Barbosa Sales, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e pós-graduando em fisioterapia gerontológica e geriátrica pela Faculdade Serra Geral (FSG).

Josefa Leandra Machado de Araújo, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Maurício de Nassau

Ivana Fernandes Tôrres Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Professora e coordenadora do curso de fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau

Giovanna Pontes Vidal, Centro Universitário Maurício de Nassau

Professora, mestra do curso de fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau

Geraldo de Santana Junior, Centro Universitário Maurício de Nassau

Professor especialista do curso de fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau

Downloads

Publicado

2023-06-14

Como Citar

Amorim, T. B. de, Sales, W. B., Araújo, J. L. M. de, Santos, I. F. T., Vidal, G. P., & Junior, G. de S. (2023). ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA: PERFORMANCE OF PHYSIOTHERAPY IN CASES OF SEXUAL VIOLENCE AGAINST WOMEN: AN INTEGRATIVE REVIEW. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 21(1), 77–88. https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p77-88

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Revisão Integrativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)