IDOSOS COMUNITÁRIOS: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Keywords:
Idoso, Centro de Convivência, Qualidade de vidaAbstract
O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno extremamente perceptível, ocorre de forma mais notória em países emergentes. Atualmente, busca-se para esse público uma melhor qualidade de vida, ressaltando, a importância de se compreender os conhecimentos, experiências e valores individuais e comunitários. Nesse sentido, os grupos de convivência constituem importante ferramenta de suporte psicossocial e afetivo para a pessoa idosa. Estudo descritivo de abordagem quantitativa realizada com 30 idosos participantes do Projeto de Extensão “Envelhecimento Saudável” da FACENE/FAMENE que responderam ao WHOQOL-old e a um questionário sócio-demográfico, no período de março a dezembro de 2014. Houve predomínio do sexo feminino (83,3%), a maioria viúvas; baixo poder aquisitivo (33,3%) e baixa escolaridade (76,7%). Em relação à avaliação da qualidade de vida dos participantes, verificou-se que os maiores escores foram nas facetas Participação Social (3,56) e Atividades Passadas, Presentes e Futuras (3,56), enquanto que o Funcionamento Sensorial (2,81) e Morte e Morrer (2,85) apresentaram os menores. Para ofertar a população idosa melhor qualidade de vida, torna-se fundamental investigar e identificar os fatores físico, biológico, psicológico, social e o estilo de vida adotado pela pessoa e, assim, sugerir formas de atender essas necessidades, como também estimular a inserção social, como a participação em grupo de convivência, almejando a manutenção do equilíbrio biopsicossocial.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.