TEOR DE SÓDIO NOS ALIMENTOS E SEUS EFEITOS NO METABOLISMO HUMANO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Pressão Arterial., Hipertensão., Sódio., Consumo de Alimentos., Sódio na Dieta.Resumo
O excesso de sódio consumido na dieta de qualquer pessoa é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial, sendo reconhecido como uma das principais causas de complicações cardiovasculares. Estudos mostram que uma pequena diminuição de uso de sal por parte da população levaria não só a uma melhora no quadro de saúde, como também a redução nas despesas com tratamento de doenças, sobretudo, em países industrializados. Este artigo trata de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado através de levantamento bibliográfico de março a maio de 2014, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS, MEDLINE, SciELO), nos idiomas inglês e português, e compreendendo arquivos publicados de fevereiro de 2003 a outubro de 2010. Assim, pudemos analisar a relação entre o excesso do consumo de sódio e o acometimento de hipertensão arterial e de doenças cardiovasculares. Os resultados encontrados, no presente estudo, indicam que a quantidade de sódio nos alimentos influi diretamente em doenças cardiovasculares, problemas renais e hipertensão arterial sistêmica. A partir da análise criteriosa de artigos, o estudo baseou-se em conhecer os principais fatores de riscos ligados à ingestão de sódio nos alimentos. Através do presente trabalho pôde-se observar que alimentos ingeridos pelas pessoas possuem uma grande quantidade de sódio, especialmente na forma de sal de cozinha, o que pode ser evidenciado pelo grande consumo de queijo parmesão, macarrão instantâneo, mortadelas e maionese, bastante presentes no cotidiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.