COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ENERGÉTICA DE ALIMENTOS UTILIZADOS PELA POPULAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA
Palavras-chave:
Termos para indexação, composição química, nutrientes, valor nutritivo, energia brutaResumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de quantificar os nutrientes e os valores energéticos do amendoim (Arachis hypogaea), aveia (Avena sativa), batata doce (Ipomoea batatas), caju (Anacardium occidentale), cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), cardeiro (Cereus chrysostele), coco (Coccos nucifera), gergelim (Sesamum indicum), girassol (Helianthus annuus), jaca (Artocarpus integrifolia), linhaça (Leucaena leucocaephala), mandioca (Manihot utilissima), milho (Zea mays), palma miúda (Nopalea cochenillifera) e soja (Glycine indica). Destacam-se os teores de proteína bruta do amendoim, polpa do fruto do cardeiro, folha de mandioca e soja. As oleaginosas apresentaram os maiores valores energéticos. Os teores de cálcio da palma miúda, de fósforo do amendoim e nitrogênio da soja, se sobressaem em relação aos demais. Assim sendo, os alimentos estudados se apresentam como boa fonte de nutrientes. A importância da utilização desses alimentos, no estado da Paraíba, está baseada fundamentalmente em suas características nutritivas, proporcionando melhores perspectivas à alimentação de sua população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.