EFEITO DA IDADE E DO SEXO DE PARAIBANOS SOBRE A BIOQUÍMICA DO SANGUE: I – NÍVEIS DE GLICOSE, TRIGLICERÍDEOS E URÉIA
Palavras-chave:
Glicose, Triglicerídeos, UréiaResumo
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar os níveis sanguíneos de glicose, triglicerídeos e uréia. A população estudada, selecionada a partir de uma amostragem aleatória simples, constituiu-se de 220 pacientes, 102 do sexo masculino e 118 do sexo feminino, estabelecendo-se 3 faixas etárias (0 - 19 anos; 20 - 59 anos e acima de 60 anos). As determinações laboratoriais foram feitas de acordo com as técnicas descritas pelo Journal of the American Heart Association (1998). Observou-se efeito (P<0,05) da idade sobre as médias de glicose, triglicerídeos e uréia. Por outro lado, não houve efeito (P>0,05) do sexo sobre essas variáveis. Os valores de glicemia encontrados para a faixa etária de 0 - 19 anos (80,79 mg/dl) foram inferiores apenas aos obtidos para os pacientes acima de 60 anos (105,76 mg/dl). As médias encontradas para os triglicerídeos (105,29 mg/dl) e uréia (22,93 mg/dl), para a faixa etária de 0 - 19 anos foram inferiores àquelas determinadas para as faixas de 20 - 59 e acima de 60 anos. Detectou-se uma correlação, positiva e estatisticamente significativa (P<0,05) entre a glicose e os triglicerídeos. Esta correlação demonstra que o aumento dos valores da glicose induz a uma elevação dos triglicerídeos sanguíneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.