PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS DOENÇAS CARDÍACAS NO ESTADO DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DE 2008-2009
Palavras-chave:
Doenças Cardiovasculares, Epidemiologia, EnfermagemResumo
As doenças cardiovasculares respondem por 20% de todas as mortes no mundo, o que significa mais ou menos 14 milhões por ano. No Brasil, elas estão em terceiro lugar como causa de morte, tendendo a ocupar o primeiro lugar. O Infarto agudo do miocárdio refere-se a um processo dinâmico no qual uma ou mais regiões do músculo cardíaco experimentam diminuição grave e prolongada no suprimento de oxigênio por fluxo sanguíneo coronário insuficiente. O setor público brasileiro é o principal financiador das internações hospitalares. Estima-se que, com variações regionais, 70 a 80% dessas internações sejam financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desse estudo é analisar os indicadores cardiovasculares no que diz respeito às internações hospitalares e óbitos nos anos de 2008-2009 no Estado da Paraíba. Quanto ao tipo de estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem documental e retrospectiva. Para análise dos dados, utilizou-se a ferramenta Tabwin para fins de correlação de frequência. Os dados revelaram pontos de distribuição das doenças como Infarto Agudo do Miocárdio, Doenças Isquêmicas, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Arritmias Cardíacas e outras doenças do coração. O estudo revelou maior concentração de casos na macrorregião de saúde de João Pessoa e Campina Grande, não apenas pela sua história e sua densidade demográfica, mas também pela capacidade instalada das mesmas. Conclui-se que há a necessidade de efetivação de políticas de saúde com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde voltadas a esses agravos, considerando o envolvimento de gestores, profissionais e usuários do SUS e busca de uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.