PERCEPÇÃO DOS PACIENTES DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO SOBRE A CRISE HIPERTENSIVA
Palavras-chave:
Hipertensão., Enfermagem., Emergência.Resumo
O presente estudo teve como objetivos identificar a percepção dos pacientes de uma unidade especializada sobre a crise hipertensiva, bem como traçar o perfil socioeconômico dos pacientes entrevistados; averiguar os motivos pelos quais procuram a unidade especializada e avaliar a importância dos cuidados da enfermagem em pacientes em crises. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, composta por questões relacionadas à percepção dos usuários do SUS sobre a temática, a caracterização sociodemográfica dos participantes, tendo as variáveis: sexo, idade, estado civil, condições de moradia, nível de escolaridade, profissão e renda família, bem como a assistência de Enfermagem. A amostra foi composta por 30 (trinta) usuários do SUS que buscavam algum tipo de atendimento especializado. A realização da pesquisa ocorreu mediante a autorização da direção da Policlínica Leonard Mozart e aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa-CEP da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança–FACENE. No presente estudo foram consideradas as condutas éticas regidas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os resultados apontaram uma significância dos sujeitos a respeito do desconhecimento da crise hipertensiva, e sobre as ações da enfermagem que necessitam de um reconhecimento por parte dos clientes e da equipe multiprofissional, com fins de proporcionar maior visibilidade às atividades da enfermagem, no que diz respeito às práticas educativas que visem favorecer aos clientes hipertensos, a importância da enfermagem nos cuidados primários e sua compreensão sobre a gravidade da patologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.