PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA CEREBRAL: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM APÓS A REANIMAÇÃO
Palavras-chave:
Parada cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Cuidados de enfermagemResumo
A parada cardiorrespiratória cerebral é definida pela cessação abrupta das funções circulatória, respiratória e cerebral. Diante do exposto, iremos trabalhar os cuidados de enfermagem pós-reanimação, para conhecermos as condutas prestadas ao paciente por enfermeiros que trabalham no setor de urgência e UTI. O presente estudo tem por objetivo geral conhecer a assistência de enfermagem prestada aos pacientes após a reanimação cardiorrespiratória cerebral. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, na qual a população foi constituída por Enfermeiros pertencentes à equipe de enfermagem do Hospital Governador Flávio Ribeiro Coutinho, no município Santa Rita-PB. A amostra foi constituída por 06 Enfermeiras. Os dados foram analisados de modo quantitativo, com o intuito de possibilitar uma integração entre as questões objetivas e subjetivas. Os dados encontrados foram agrupados e distribuídos segundo frequência e apresentados em gráficos e tabelas para que, sequencialmente, sejam analisados com base na literatura pertinente ao conteúdo abordado. Após análise e discussão dos dados, chegamos aos seguintes achados: na caracterização profissional, obtemos os seguintes dados, que 50% dos profissionais entrevistados concluíram o curso há cerca de 01 a 02 anos; 67% dos enfermeiros entrevistados responderam que trabalham no setor de Urgência e Emergência; analisou-se também que 50% dos profissionais entrevistados responderam que possuem apenas 01 ano de trabalho na Urgência e Emergência; 67% responderam que não possuem nenhuma especialização. Aos demais objetivos tivemos 100% dos profissionais entrevistados respondendo que sim, que atendem com frequência vítimas de parada cardíaca; 83% afirmaram que não existe pós-parada; enquanto que 83% responderam que não têm conhecimento de ter um protocolo no hospital; 83% responderam que encontram dificuldades na assistência aos pacientes vítimas de parada cardiovascular. Conclui-se que o conhecimento da equipe de enfermagem em relação à assistência de enfermagem ao paciente após a ...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.