FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE: NOTAS SOBRE O PANORAMA ATUAL
Palavras-chave:
Sociologia da Educação, Ensino Superior em saúde, Diretrizes Curriculares em saúdeResumo
O campo da saúde na contemporaneidade tem desafios dos mais diversos. O intuito deste artigo é refletir um pouco sobre quais são esses dilemas e como atualmente eles podem ser vislumbrados na formação oferecida aos discentes que estão sendo formados em Cursos de Ensino Superior na área da saúde, notadamente em Medicina e em Enfermagem, e de que formas isso repercute em sua profissionalização enquanto colaborador no Sistema Único de Saúde. Para isso, alguns questionamentos devem ser feitos: como foi contextualizada a saúde no Brasil, enquanto construção das primeiras Faculdades de saúde no território e de que maneiras isso teve efeitos nas profissões em saúde? Qual é realmente o panorama atual da formação discente nos cursos de saúde no Nordeste do Brasil, e quais são os desafios impostos aos novos profissionais no campo de trabalho? Quais são as articulações que podem ser vistas entre as políticas educacionais e de saúde com questões como desigualdade, violência, fome, gênero, etnia e geração? Finalmente, quais são as possibilidades que são vislumbradas para encarar os desafios que o século XXI já desvela na relação entre a formação superior em saúde e as problemáticas sociais contemporâneas? Esses pontos remetem ao resultado de que ainda há muito a se fazer, mesmo que haja um movimento que demonstra mudanças na forma de se fazer e instruir a saúde no Brasil da redemocratização para cá. Para finalizar, destacam-se como caminhos a serem ressaltados na formação em saúde no século XXI problemáticas conhecidas através do binômio entre teoria e prática, real e ideal, além da relação com o ensino, pesquisa e gestão.
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