MODALIDADES DE CONHECIMENTO E SUAS INTERFACES POSSÍVEIS COM O CUIDAR EM ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Enfermagem, Conhecimento, PesquisaResumo
O cuidar em Enfermagem evoca, além do afeto e da responsabilidade, um compromisso com o saber, com o fazer e com o agir, cujas dimensões estão vinculadas aos conhecimentos técnico-científicos e, principalmente, à sensibilização e à consciência ética do enfermeiro. O conhecimento adquirido e necessário ao cuidar em Enfermagem é integrativo e relacional, de modo a congregar diversos saberes oriundos do outro, das ciências e das experiências cotidianas. Assim, este estudo tem como objetivos: descrever modalidades de conhecimento e discorrer sobre interfaces possíveis com o cuidar em Enfermagem. Consiste, pois, em uma pesquisa bibliográfica. Durante o delineamento do estudo, identificou-se que as modalidades de conhecimento constituem maneiras diversas de compreender a nossa relação com o mundo, sendo diferenciadas, de forma meramente ilustrativa e didática, em: conhecimento popular, conhecimento teológico, conhecimento filosófico e conhecimento científico. O primeiro é simplesmente adquirido por experiências culturais do dia-a-dia de uma população, sem a preocupação de relacionar fatos e de interpretá-los. O conhecimento teológico é produto da fé humana em uma ou mais entidades divinas, as quais por sua vez provêm das revelações do mistério, do oculto, do inteligível, interpretadas como mensagens divinas. Por sua vez, o conhecimento filosófico tem por fundamento a capacidade de reflexão do homem por instrumento exclusivo do raciocínio; assim, a filosofia pode ser descrita como uma incessante busca por fundamentos e relações. Quanto ao conhecimento científico, este é fato rigorosamente comprovado, um tipo de investigação especializada, porquanto, claro, preciso, comunicável, metódico, sistemático e explicativo. Ao término do trabalho foi possível evidenciar que o desenvolvimento do cuidar em enfermagem reivindica a capacidade que o profissional/cientista/cuidador possui de integrar conhecimentos apreendidos em seu cotidiano às suas vivências, de maneira que possam repensar suas práticas e seu modo de ser. A isso, denomina-se saber.
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