O ENFOQUE DA RELIGIOSIDADE ENTRE IDOSOS COM SINTOMAS DEPRESSIVOS EM INSTITUIÇÃO ASILAR
Palavras-chave:
Idosos, Instituições asilares, Depressão, ReligiosidadeResumo
O aumento da população idosa tem levado os pesquisadores a se preocuparem com o estudo dessa faixa etária da população, visto que esta tendência tem gerado inúmeras indagações. Pensando na qualidade de vida dos idosos em instituições asilares e na depressão que este internato pode vir ocasionar, pretendeu-se com esse estudo vislumbrar a religiosidade dos idosos, buscando indícios que correlacionassem com a depressão. Este estudo teve como objetivo geral: verificar a relação entre a religiosidade e a depressão em idosos em uma instituição asilar e como objetivos específicos: caracterizar a população do estudo; identificar os idosos com sintomas depressivos em uma instituição asilar, a partir da escala de depressão geriátrica de Sheikh e Yesavage e relacionar a religiosidade com a depressão em idosos a partir do questionário Whoqol domínio VI. A amostra constituiu-se inicialmente por 25 idosas, porém devido às condições psicológicas e fisiológicas de alguma delas, nossa amostra final contou a participação de 14 idosas, no entanto após a aplicação da escala de depressão nossa amostra se reduziu a 09 idosas com sintomas depressivos. Ao se fazer o relacionamento entre as crenças religiosas como forma de vencer a depressão, percebeu-se que quanto maior o grau de comprometimento de sintomas depressivos, mais os idosos passam a ter uma descrença nos fenômenos religiosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.