PÉS DIABÉTICOS: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS PREVENTIVAS NOS PACIENTES DE UNIDADES HOSPITALARES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Pés diabéticosResumo
O Diabetes Mellitus é um grupo de distúrbios metabólicos que apresentam níveis elevados de glicose sanguínea resultante de defeitos na secreção de insulina. As úlceras nos pés e amputação nos membros inferiores são os principais responsáveis pela morbidade e gastos relacionados às complicações do diabetes. Diante desta problemática, os objetivos deste trabalho foi averiguar o conhecimento dos diabéticos de hospitais públicos sobre os cuidados a serem observados com os pés e identificar as práticas desenvolvidas por eles no cuidado com os pés. Trata-se de um estudo do tipo exploratório, cujo método escolhido foi o quantitativo. A população e amostra foram 15 pacientes diabéticos. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril a maio de 2004 pelas pesquisadoras através de um questionário. Os resultados demonstram: quanto à avaliação social, a maioria era da faixa etária de 50 a 60; 61% eram do sexo feminino; 44,5% eram analfabetos; 39% possuíam o 1º grau incompleto e 67% recebiam 1 a 4 salários mínimos. Na avaliação das condições de saúde, 45% referiram fazer avaliação mensal e 11% trimestral. O tipo de tratamento utilizando hipoglicemiantes orais com 45%; insulinoterapia 29%; 72% usavam sapato aberto; 17%, sapato fechado. Quanto à presença de deformidades 94, 95% não possui nenhum tipo. A presença de ferimentos nos pés dos diabéticos foi de 67%; o conhecimento das complicações do diabetes foi 61%, enquanto que 39% não possuíam esse tipo de informação. Em relação ao exame dos pés antes de dormir, 61% informaram que praticam esse tipo de cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.