ALEITAMENTO MATERNO: DIFICULDADES DE MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS
Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Mães, Lactente PrematuroResumo
Aleitamento materno é uma etapa do processo reprodutivo feminino, resultando em benefícios para a saúde da mulher e da criança envolvidas no processo da amamentação. O interesse pela temática surgiu a partir da necessidade de orientar e buscar, juntamente com as mães, um resultado satisfatório para resolução das dificuldades por elas enfrentadas. Os objetivos são: analisar as dificuldades enfrentadas pelas mães de recém-nascidos prematuros diante do aleitamento materno; caracterizar a amostra através de dados socioeconômicos; buscar, junto às mães, a importância, vantagens e benefícios do aleitamento materno; e analisar, por meio da fala das mães, como os profissionais de enfermagem contribuem para melhor assistência prestada durante a internação. O estudo é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido através do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre. Foi realizado na Maternidade Frei Damião, na cidade de João Pessoa - PB. A amostra foi constituída por seis mães de recém-nascidos prematuros, no mês de julho de 2010. O instrumento utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturado, contendo dados socioeconômicos de amostra e questões norteadoras. Os resultados foram encontrados de acordo com as seguintes ideias centrais: estimular a lactação por meio de ordenha, devido ao estado de prematuridade do recém-nascido; ausência de leite, pelo afastamento do recém-nascido da mãe; benefício do leite materno para o recém-nascido; realização das mães pela evolução clínica do recém-nascido; contribuição dos profissionais de enfermagem na melhora, estímulo, apoio e orientação da lactação; satisfação com a assistência de enfermagem prestada às mães e recém-nascidos. Na realização do estudo foram observadas as dificuldades das mães de recém-nascidos prematuros e a partir delas expostas, atingindo todos os objetivos e contribuindo para nosso conhecimento teórico-prático, como para todos os níveis da área de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.