CONHECIMENTO DE DIABÉTICOS EM RELAÇÃO AOS FATORES DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PÉ DIABÉTICO
Palavras-chave:
Diabetes mellitus, Conhecimento, Pé diabético, Fatores de risco, EnfermagemResumo
O Diabetes Mellitus é uma doença de etiologia multifatorial que pode ser explicada por uma hiperglicemia decorrente da ausência ou incapacidade da insulina de desempenhar suas funções. Uma das principais complicações do DM é o pé diabético que caracteriza uma situação patológica marcada por úlceras que aparecem nos pés do diabético. O objetivo foi investigar o conhecimento de pacientes diabéticos sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do pé diabético. Trata-se de um estudo do tipo descritivo transversal de natureza quantitativa. A população foi composta por diabéticos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde da Zona da Mata Pernambucana, com amostra de 101 diabéticos. Para coleta de dados utilizou-se um formulário e a técnica de entrevista mediante parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco com CAAE nº 01052212.8.0000.5208 e protocolo nº. 025/12. A análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva em valores relativos e absolutos. No estudo foi encontrado que 74,25% são do sexo feminino, 64,35% com idade igual ou superior a 60 anos e 62,38% com ensino fundamental incompleto. Observou-se índice de assertividade de 73,36% referente ao conhecimento dos usuários a respeito dos fatores de risco para o desenvolvimento do pé. O conhecimento dos entrevistados foi considerado satisfatório, embora tenha se observado erros em aspectos relevantes para o desenvolvimento de complicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.