CONHECIMENTO E USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO
KNOWLEDGE AND USE OF CONTRACEPTIVE METHODS IN YOUNG PEOPLE FROM A PRIVATE EDUCATIONAL INSTITUTION
Keywords:
Conhecimento, Métodos Contraceptivos, Gravidez., Saúde Sexual.Abstract
No Brasil, segundo o Estatuto da Juventude, é considerado jovem pessoas entre 15 e 29 anos, marcada pela assunção de novas experiências e descobertas para assumirem o papel de adulto na sociedade. Muitos jovens começam a vida sexual a partir deste período, e estar bem informado acerca da necessidade do uso do preservativo para se proteger de gravidez indesejada e das IST’s é urgente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o uso de métodos contraceptivos por alunos de uma instituição de ensino superior e o conhecimento acerca da utilização desses métodos na prevenção de IST's. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado com 173 universitários do 2º ao 6°período dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Agronomia e Medicina Veterinária. O método utilizado foi um questionário estruturado em duas partes: Parte I- Dados de Identificação dos participantes; e Parte II- dados relacionados ao conhecimento e uso consciente de métodos contraceptivos. Os dados foram coletados em agosto de 2019. Os resultados encontrados foram 115 do sexo feminino e 58 do sexo masculino, com idade média de 22 anos; 49,13% católicos; 25,43% possuem união estável e outros 72,25% não; em relação a prática sexual dos entrevistados 65,89% relataram terem vida sexual ativa, e 32,95% não. Entre as Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST's) mais conhecidas pelos alunos foi o HIV/ Aids e a Sífilis; o método contraceptivo mais utilizado unicamente foi a camisinha masculina (36,42%), no entanto, notou-se que 20,82% dos estudantes fazem associação da camisinha masculina com outro método anticonceptivo: geralmente com a contracepção hormonal oral, injetável ou DIU. Conclui-se que, embora os alunos tenham citado os métodos contraceptivos e as IST's, observou-se que alguns dos entrevistados não compreendem a importância do uso de preservativo, assim, faz- se necessário desenvolver, ampliar e discutir o tema educação sexual, com o intuito de conscientizar, prevenir, educar e principalmente disseminar conhecimento, pois a maior parte desses alunos serão futuros profissionais da saúde que lidaram constantemente com essa temática e necessitam ter o conhecimento sobre o tema.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.