TIREOIDECTOMIA TOTAL: ESTUDO ANATÔMICO DO PROCEDIMENTO EM CADÁVER
Palavras-chave:
Tireoidectomia., Procedimentos cirúrgicos operatórios., Cadáver.Resumo
A tireoide é uma glândula endócrina responsável pela produção de hormônios reguladores do metabolismo. Como qualquer outra glândula, a tireoide pode sofrer variados acometimentos, sendo necessárias diversas abordagens clínicas incluindo o tireoidectomia. Esta cirurgia de retirada da tireoide é considerado o principal método terapêutico. O objetivo é realizar o a tireoidectomia total em um cadáver, dando ênfase a identificação das estruturas adjacentes e lesáveis no processo, descrição das etapas da intervenção, relacionar o procedimento cirúrgico com a anatomia humana e investigar a eficiência da técnica. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de aspecto descritivo com abordagem qualitativa. Utilizou-se materiais habituais de dissecação, como cabos e lâminas de bisturi, luvas, máscaras, toucas já que foi realizado um procedimento cirúrgico de tireoidectomia total, analisando e observando diretamente a amostra, como também registro fotográfico em cada etapa. Verificou-se que esta técnica cirúrgica é bastante efetiva para a realização da retirada da tireoide, ressaltando a importância do cuidado na dissecação de todas as estruturas anatômicas envolvidas no processo, principalmente o nervo laríngeo recorrente, que tem considerável índice de lesões durante a cirurgia. No entanto, comparado a outros procedimentos cirúrgicos, a tireoidectomia tem elevada indicação por ser uma cirurgia rápida, de baixo custo e de fácil reprodutibilidade e, como visto no estudo, é preciso que o cirurgião tenha conhecimento anatômico minucioso da área a ser cirurgiada, evitando que complicações pós-cirúrgicas possam comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.