USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR INDIVÍDUOS DA COMUNIDADE DO VALENTINA-PB
Keywords:
Plantas medicinais, Fitoterapia, Visita domiciliar, ComunidadeAbstract
Os fitoterápicos e plantas medicinais constituem uma modalidade de terapia complementar ou alternativa diante das necessidades de saúde e seu uso tem sido crescente na população de diversos países. Entretanto, apresentam interações medicamentosas e reações adversas importantes e sua utilização não deve ser indiscriminada. O presente artigo teve por objetivo analisar e descrever o uso de plantas medicinais em uma população da comunidade do Valentina, no município de João Pessoa, Paraíba, durante visitas domiciliares. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, elaborado a partir de entrevistas realizadas durante as visitas domiciliares executadas por estudantes de medicina, de modo a proporcionar uma maior integração entre os serviços de saúde, ensino e comunidade. Possibilitou conhecer como se dá a utilização das plantas medicinais pelos usuários. Os relatos evidenciaram que todos já haviam feito uso de plantas medicinais e que ainda há erros quanto ao modo de preparo e a parte da planta a ser utilizada. Todavia, o uso e o armazenamento eram realizados corretamente, embora desconheçam as contraindicações e efeitos adversos possíveis. Assim, pode-se observar que o uso de plantas medicinais/fitoterápicos se faz presente na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dessa unidade, como forma de medicina alternativa e complementar, entretanto, torna-se necessária uma melhor e maior difusão de conhecimentos acerca do uso adequado e efeitos provocados pelas plantas medicinais, para que efetivamente tragam benefícios à população.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.