ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: CUIDADOS EM SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE JOÃO PESSOA-PB
Palavras-chave:
Envelhecimento, Alimentação, Qualidade de vidaResumo
Entre as diversas definições, o envelhecimento pode ser entendido como a consequência da passagem do tempo pelo qual um indivíduo se torna mais velho. Nos seres humanos ocorre um desgaste de sua saúde, com o aumento do risco de morte. As políticas desenvolvidas ao público idoso têm contribuído para o aumento da longevidade e qualidade de vida. No Brasil, este processo vem se concretizando de modo marcante na Estratégia Saúde da Família, através de iniciativas voltadas para a educação em saúde como mediadora de uma vida mais saudável. Diante desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo investigar como os cuidados em saúde têm sido praticados, de modo a contribuir para um envelhecimento saudável e com a melhoria do estilo de vida de idosos, na atenção básica da cidade de João Pessoa - PB. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva realizada mediante aplicação de um formulário , sobre as condições de saúde e de vida, a idosos assistidos
pela USF-Ipiranga, do bairro do Valentina em João Pessoa-PB, os quais fazem parte de um programa de extensão da Faculdade de Medicina Nova Esperança. Os resultados das entrevistas foram analisados e convertidos em gráficos e estatísticas. Evidenciouse uma predominância de mulheres, com faixa etária entre 50 a mais de 80 anos, sendo mais de 61% aposentados e que mesmo nessa condição não se sentiam sozinhos. Verificou-se que os idosos têm se preocupado com sua saúde física e mental, apresentando cuidado com a alimentação, visita regular ao médico e busca pelo lazer. Desta forma, percebe-se que é possível envelhecer com saúde e ativo na sociedade, mas para isso faz-se necessário a disponibilidade de uma série de condições e ações para que essa população envelheça com qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.