SAÚDE DA MULHER NA RODA: PROJETO DE EXTENSÃO DIALOGA SOBRE PREVENÇÃO NA COMUNIDADE
Palavras-chave:
Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Mama, Câncer do Colo do ÚteroResumo
Trata-se de um relato de experiência acadêmico do Projeto de Extensão e Educação Popular em Saúde da Faculdade de Medicina Nova Esperança, junto à Unidade de Saúde da Família do Ipiranga, na associação de moradores da comunidade Girassol, para mulheres residentes na área. A metodologia aplicada se baseou em rodas de conversas para aproximar a mulher com os acadêmicos e profissionais de saúde. A desinformação das mulheres quanto à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e quanto ao Câncer de Mama e Câncer do Colo do Útero apresentou-se como uma temática relevante, a ação realizada que tinha proposto exercer uma prática que pudesse contribuir no processo de promoção de saúde e prevenção de doenças alcançou seu objetivo, uma vez que as mulheres presentes na ação se tornaram veículos de informações, as quais poderão ser multiplicadoras. Quanto às contribuições pessoais, podemos citar a melhora da comunicação com pessoas de diferentes níveis socioculturais; a constatação de que os paradigmas da comunidade têm muito a ser esclarecido; e, por fim, o reforço dos acadêmicos para dar o melhor de si e contribuir na formação destes. A oportunidade de discutir com a população evidenciou o déficit na formação dessa parcela feminina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.