MANIFESTAÇÕES NEURO-OFTÁLMICAS DO SARS-COV-2 E POSSÍVEIS MECANISMOS CAUSADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA
NEURO-OPHTHALMIC MANIFESTATIONS OF SARS-COV-2 AND POSSIBLE CAUSATIVE MECHANISMS: A NARRATIVE LITERATURE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n2.p226-236Palavras-chave:
Covid-19Resumo
O coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) é o causador da doença denominada COVID-19, que teve o seu primeiro caso na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019 e foi declarada uma pandemia em março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar das manifestações oftálmicas da COVID-19 terem um amplo espectro, já foi sugerida uma correlação entre a sua maior incidência e pacientes com a doença sistêmica mais grave. Hoje, relatos de casos e revisões de literatura representam a principal fonte de informação para construir um conhecimento comum acerca das manifestações neuro-oftálmicas da COVID-19. Com o intuito de contribuir para esse objetivo, foi feita esta revisão de literatura narrativa com artigos científicos publicados nas bases de dados: SCIELO, LILACS, MEDLINE e PUBMED, disponíveis entre 1 e 30 de janeiro de 2023, considerando a sua relevância dentro do tema abordado. Foi feita uma análise focando nas manifestações neuro-oftálmicas em pacientes que foram infectados pelo SARS-CoV-2, discutindo o conhecimento atual sobre o assunto e dando ênfase aos três mecanismos mais apontados como possíveis causadores dessas manifestações: o dano tecidual por fatores autoimunes mediados, o efeito direto do próprio vírus e o estado pró-coagulante da infecção por COVID-19. Algumas das manifestações neuro-oftálmicas consideradas as mais descritas na literatura foram: ptose, diplopia, nistagmo, paralisia do terceiro e sexto nervo craniano, síndrome de Miller-Fisher associada, neurite óptica, oftalmoplegia externa e alteração pupilar. Como o número de casos relatados continua crescendo, uma maior e melhor percepção do assunto e dos mecanismos envolvidos será, com o tempo e através de novos estudos, elaborada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.