ALTERAÇÕES NA VASCULATURA E MICROVASCULATURA RETINIANA EM PACIENTES PÓS - COVID 19: REVISÃO NARRATIVA
CHANGES IN RETINAL VASCULATURE AND MICROVASCULATURE IN POST-COVID-19 PATIENTS: NARRATIVE REVIEW
Palavras-chave:
COVID-19, Diagnóstico por imagem, Retina, Vasos Retinianos, CoronavirusResumo
No ano de 2019, um surto de um novo Coronavírus chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave - 2 (SARS-CoV-2) foi identificado em Wuhan, província da China. Constatou-se, a partir de pacientes acometidos pelo vírus, que os olhos também podem ser afetados por esta doença, COVID-19. Inclusive, o vírus já foi encontrado nas lágrimas e até na retina de indivíduos acometidos. Mesmo em pacientes recuperados, muitos autores descreveram alterações tardias da circulação retiniana. O objetivo deste artigo é expor os achados dos estudos que descrevem alterações retinianas em pacientes pós COVID – 19, especialmente os que relataram alterações na vasculatura retiniana. Na pesquisa, foram aceitos artigos publicados no período de janeiro de 2020 a fevereiro de 2022, ainda foi feita uma revisão de literatura narrativa nas bases eletrônicas da SCIELO, LILACS, MEDLINE e PUBMED, selecionando 23 trabalhos no final. Desses 23, 14 (60,87%) eram Artigos Originais e destes 14, 07 (50%) aferiram a presença de uma redução na Densidade de Vasos (VD) em algum setor do plexo capilar superficial da retina (SCP) e/ou do plexo capilar profundo (DCP), no grupo exposto, em comparação ao grupo controle. Outros 04 (28,57%) relataram a presença de variações na retina diferentes da diminuição da VD em algum setor do SCP e/ou do DCP e 03 (21,43%) estudos não acharam nenhuma alteração significativa na retina dos indivíduos após a fase aguda da infecção. Esta revisão em tom descritivo sobre o efeito do COVID-19 na retina pôde aprofundar a compreensão atual do tema. As lacunas vazias persistentes sobre a relação do vírus com os problemas oftalmológicos retinianos serão preenchidas, contudo já se observa que as evidências apontam que o SARS-CoV-2 pode, a longo prazo, afetar as camadas internas e externas da retina. Com novos ensaios, espera-se poder avaliar melhor se há de fato danos permanentes na retina em pacientes pós COVID-19.
PALAVRAS-CHAVE: COVID-19. Diagnóstico por Imagem. Retina. Vasos Retinianos. Coronavirus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.