COVID-19 EM IDOSOS: REPERCUSSÕES E INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS NA PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
COVID-19 IN THE ELDERLY: IMPACTS AND THERAPEUTIC INTERVENTIONS FROM THE PERSPECTIVE OF PRIMARY CARE PROFESSIONALS
DOI:
https://doi.org/10.17695/rcsne.vol21.n1.p25-35Palavras-chave:
COVID-19, Idosos, Assistência Integral à Saúde, Profissionais De Saúde, Atenção PrimáriaResumo
A COVID-19 tornou-se um grave problema mundial e de saúde pública devido à rapidez de contágio e mortalidade, especialmente em idosos. Investigar as estratégias de cuidados ofertados pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde diante das consequências geradas pela COVID-19 em idosos. Estudo transversal, descritivo e de abordagem quanti-qualitativa, realizado com 31 profissionais de saúde que trabalham na Atenção Primária, na cidade de Condado-PB, Brasil. A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto a outubro de 2021 por meio de um questionário semiestruturado após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob número de protocolo 78/2021 e CAAE: 50005821.6.0000.5179. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin e o IRAMUTEQ. 81% dos entrevistados são do sexo feminino; 29% com idade média de 46 a 51 anos; 48% casadas; 36% agentes comunitárias de saúde; 48% com nível médio; e 58% executam suas atribuições a mais de 10 anos. Os sintomas mais evidentes nos idosos foram tosse 87% e medo 81%; as comorbidades hipertensão e diabetes com 81%. Na nuvem de palavras, “medo” teve maior frequência no corpus (14 vezes). Implementou-se consultas, mensagens e chat online como práticas assistenciais. As ações assistenciais através dos meios tecnológicos não foram suficientes para sanar ou reduzir todos os danos à saúde dessa população. Reforça-se a necessidade do cuidado gerontológico de Enfermagem, mediante capacitação profissional, sendo necessário ressignificar as ações de atenção ao idoso, respeitando as singularidades ocasionadas pelo momento pandêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.