O LÚDICO NA HOSPITALIZAÇÃO: PERCEPÇÃO DE MÃES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS QUANTO AO PROJETO DE EXTENSÃO “ANJOS DA ENFERMAGEM”
Palavras-chave:
Criança, Mães, Hospitalização, Jogos e brinquedosResumo
Em decorrência do sofrimento vivenciado pela criança durante a hospitalização e visualizando no ludismo uma estratégia que poderia aliviar tal sofrimento, foi criado em 2003 o projeto de extensão “Anjos da Enfermagem”, que tem como objetivo trabalhar a educação em saúde através do lúdico, garantindo a milhares de crianças com câncer o direito de brincar, mesmo em situações adversas, como a hospitalização. O estudo teve por objetivo conhecer a percepção das mães com relação à atuação dos Anjos da Enfermagem durante a hospitalização da sua criança. Foi uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantiqualitativa, realizada no Hospital Pediátrico Arlinda Marques, no município de João Pessoa-PB, com 10 mães escolhidas aleatoriamente. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2011, através de um roteiro de entrevista visando atingir os objetivos propostos. Obedeceu aos princípios éticos constantes na Resolução 196/96 do CNS - Ministério da Saúde. Como resultados, observou-se que metade 5 (50%) das mães tinham entre 25 e 30 anos; a maioria, 4 (40%) eram mulheres casadas, do lar (7-70%) e tinham 2 filhos (6-60%). Quanto à percepção das mães com relação à atuação dos Anjos da Enfermagem, 10 (100%) referiram como muito importante para as suas crianças, pois, através do brincar, os “Anjos” conseguem aliviar o sofrimento, diminuindo assim os traumas gerados pela hospitalização, transmitindo-as mais confiança. Tal percepção vem favorecendo o sucesso do Projeto “Anjos da Enfermagem” e contribuindo para a continuidade desta prática tão importante para a saúde da criança, uma vez que promove mudanças significativas no processo de adaptação da criança ao ambiente hospitalar, além de fortalecer o vínculo entre as crianças, as mães e todos envolvidos na assistência. Palavras-chave: Criança. Mães. Hospitalização. Jogos e brinquedos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.