O LÚDICO NA HOSPITALIZAÇÃO: PERCEPÇÃO DE MÃES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS QUANTO AO PROJETO DE EXTENSÃO “ANJOS DA ENFERMAGEM”

Autores

  • Déa Silvia Moura da Cruz
  • Shayra Mello Leonel da Rocha
  • Daniela Karina Antão Marques

Palavras-chave:

Criança, Mães, Hospitalização, Jogos e brinquedos

Resumo

Em decorrência do sofrimento vivenciado pela criança durante a hospitalização e visualizando no ludismo uma estratégia que poderia aliviar tal sofrimento, foi criado em 2003 o projeto de extensão “Anjos da Enfermagem”, que tem como objetivo trabalhar a educação em saúde através do lúdico, garantindo a milhares de crianças com câncer o direito de brincar, mesmo em situações adversas, como a hospitalização. O estudo teve por objetivo conhecer a percepção das mães com relação à atuação dos Anjos da Enfermagem durante a hospitalização da sua criança. Foi uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem quantiqualitativa, realizada no Hospital Pediátrico Arlinda Marques, no município de João Pessoa-PB, com 10 mães escolhidas aleatoriamente. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2011, através de um roteiro de entrevista visando atingir os objetivos propostos. Obedeceu aos princípios éticos constantes na Resolução 196/96 do CNS - Ministério da Saúde. Como resultados, observou-se que metade 5 (50%) das mães tinham entre 25 e 30 anos; a maioria, 4 (40%) eram mulheres casadas, do lar (7-70%) e tinham 2 filhos (6-60%). Quanto à percepção das mães com relação à atuação dos Anjos da Enfermagem, 10 (100%) referiram como muito importante para as suas crianças, pois, através do brincar, os “Anjos” conseguem aliviar o sofrimento, diminuindo assim os traumas gerados pela hospitalização, transmitindo-as mais confiança. Tal percepção vem favorecendo o sucesso do Projeto “Anjos da Enfermagem” e contribuindo para a continuidade desta prática tão importante para a saúde da criança, uma vez que promove mudanças significativas no processo de adaptação da criança ao ambiente hospitalar, além de fortalecer o vínculo entre as crianças, as mães e todos envolvidos na assistência. Palavras-chave: Criança. Mães. Hospitalização. Jogos e brinquedos.

Downloads

Publicado

2013-08-15

Como Citar

Moura da Cruz, D. S., Leonel da Rocha, S. M., & Antão Marques, D. K. (2013). O LÚDICO NA HOSPITALIZAÇÃO: PERCEPÇÃO DE MÃES DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS QUANTO AO PROJETO DE EXTENSÃO “ANJOS DA ENFERMAGEM”. Revista De Ciências Da Saúde Nova Esperança, 11(2), 131–142. Recuperado de http://revistanovaesperanca.com.br/index.php/revistane/article/view/500

Edição

Seção

Ciências da Saúde/Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)