HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM – RELATO DE CASO SOBRE O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO
Palavras-chave:
Humanização da assistência, Criança, Jogos e brinquedos, Hospitalização, EnfermagemResumo
A hospitalização é uma experiência difícil de ser vivenciada pela criança, pela necessidade do afastamento familiar, dos amigos, da escola e por envolver uma rotina desconhecida e dolorosa, onde a presença de um dos pais é um dos poucos recursos de enfrentamento oferecidos a ela. Diante da situação de hospitalização, algumas iniciativas de humanização da assistência parecem auxiliar a criança a vivenciar esse processo, entre elas o uso do Brinquedo Terapêutico (BT). O objetivo deste estudo foi relatar a aplicação da técnica do brinquedo terapêutico a uma escolar portadora de pneumonia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, desenvolvida pelos integrantes do Projeto de Extensão “Brinquedo Terapêutico: um novo olhar da enfermagem pediátrica”, vinculado a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), em um hospital infantil filantrópico da cidade de João Pessoa-PB. Foi utilizada a técnica do brinquedo terapêutico dramático, utilizando fantoches, lápis e papel. A sessão ocorreu dia 13 de agosto de 2012 e durou 30 minutos, e teve a participação de uma criança de cinco anos de idade portadora de pneumonia. O uso da técnica do BT mostrou-se eficaz, uma vez que permitiu a criança comunicar seus sentimentos e necessidades, e também demonstrar o nível de compreensão com relação à experiência da hospitalização. Todas as iniciativas utilizadas para a humanização da assistência hospitalar, incluindo o BT, devem ser estimuladas, uma vez que permite a criança vivenciar esta experiência de forma menos traumática.
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