AÇÕES EDUCATIVAS NO PSF: DEPOIMENTOS DE USUÁRIOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS
Palavras-chave:
Ações Educativas, Diabetes Mellitus, Programa Saúde da FamíliaResumo
A educação em saúde é uma ação básica importante, que está baseada na reflexão crítica do grupo, porque o princípio dessa educação é o desenvolvimento da consciência das causas, dos problemas e das ações necessárias para a melhoria das condições de saúde. A observação da realidade vivenciada no PSF durante atividades práticas vinculadas a nossa formação acadêmica, deu-nos a oportunidade de prestar assistência a pacientes portadores de diabetes mellitus e, nesta realidade, pôde-se observar que muitos desses pacientes desconheciam aspectos importantes sobre a doença, tinham dúvidas e desconheciam principalmente como se autocuidar. A partir desta problemática foi que surgiu o interesse em desenvolver esta pesquisa, que teve como objetivos identificar, junto aos portadores de diabetes mellitus, as ações educativas desenvolvidas pela equipe de saúde no PSF do município de Santarém – PB, e analisar se essas ações vêm contribuindo para o controle da diabetes mellitus e a prevenção de suas complicações. Realizada com portadores de diabetes mellitus inseridos no projeto “Viver Bem”, desenvolvidos pela equipe de saúde do PSF de Santarém-PB. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada com 10 portadores. Foi utilizado um formulário para coleta dos dados, que em seguida foram analisados com base no enfoque do método quantiqualitativo. Durante todo o transcorrer da pesquisa foram obedecidas as orientações da Resolução 196/96 e da Resolução do COFEN, 311/2007. A partir da análise e interpretação dos dados, pode-se observar nas características socioeconômicas dos pesquisados, que 30% possuem a idade de superior a 60 anos; 70% eram do sexo feminino, sendo que deste total 75% tem como profissão/ocupação, a doméstica; 100% eram procedentes da cidade de Santarém; 50% teve seu diagnóstico confirmado de 1 a 5 anos e 50% vem sendo acompanhado há mais de seis anos. Quanto aos discursos do sujeito coletivo foi possível identificar que o tratamento...
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.