PERSPECTIVAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR RELACIONADA AO CURSO DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
PERSPECTIVAS, ENFERMAGEMResumo
Os primeiros profissionais da área de saúde foram pessoas que acreditavam que podiam curar as pessoas através de crenças e terapias utilizando água e ervas medicinais. Destarte, viu-se que esses profissionais precisavam de uma pessoa que o auxiliasse e ajudasse a cuidar do cliente. Esse ajudante, hoje profissional, recebeu o nome de enfermeiro, tornando-se indispensável na equipe multiprofissional. A partir desse contexto, surgiu a inspiração para desenvolver esta pesquisa com vistas a identificar o que os acadêmicos esperam do curso de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório e descritivoa, com abordagem quanti-qualitativa, realizada com 121 discentes que cursam o primeiro, o quarto e o sétimo períodos do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior. Para a coleta foi utilizado um questionário e respeitada a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde e a Resolução do COFEN 311/07. A partir da coleta de dados, pôde-se observar que 89,3% respondeu que a justificativa para a escolha do curso foi a convicção pessoal; 85,7% de alunos do 4º período, 70,8% do 7º período e 64,4% do 1º período consideraram a possibilidade de realização pessoal como a principal motivação para cursar Enfermagem; 46,7% do 1º período; 41,7% do 7º período e 35,7% do 4º período almejam uma formação profissional para o mercado de trabalho; 45,8% pretendem trabalhar logo após a conclusão do curso, sendo que 47,5% querem trabalhar em PSF e 33,3% pretendem fazer uma especialização. Portanto, foi possível perceber a preocupação dos discentes relacionada com a formação acadêmica e o futuro
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.