AÇÕES EDUCACIONAIS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
EDUCATIONAL ACTIONS IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY: PERSPECTIVES OF NURSING PROFESSIONALS
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem em Saúde Pública.Resumo
A educação em saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF) é um procedimento voltado para reorganização dos serviços de saúde, configurando-se como sendo uma ferramenta potente para identificar e solucionar as fragilidades que ainda permeiam as ações de educação em saúde pelos profissionais da ESF. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo identificar a concepção dos profissionais de enfermagem da Estratégia Saúde da Família sobre as ações educacionais. Tratou-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com uma amostragem de sete enfermeiros e nove técnicos em enfermagem, os quais eram profissionais de enfermagem de nove unidades da Estratégia Saúde da Família da zona urbana do município de Exu no interior do estado do Pernambuco. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, com roteiro pré-elaborado, contendo questões subjetivas, desenvolvida de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados foram analisados conforme a Técnica de Análise de conteúdo na modalidade Temática. A partir da análise de conteúdo emergiram três categorias: Concepções acerca da Educação Associada à Saúde; Desenvolvimento de Ações Educativas e Desafios Encontrados na Efetivação de Ações Educativas na Atenção Primária. Conclui-se que as ações educativas ainda são apontadas como sendo uma prática profissional voltada para o caráter preventivo, as quais acontecem através de metodologias que reduzem a distância entre o conhecimento dos profissionais de enfermagem e da comunidade, bem como a demanda excessiva e consequentemente a falta de tempo disponível como principal obstáculo para efetivação da educação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
-
Declaro minha participação efetiva na elaboração do trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade por seu conteúdo. Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou qualquer outro trabalho de minha autoria, em parte ou na íntegra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou enviado a outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico; e que todos os procedimentos éticos foram tomados objetivando sua publicação.
Adicionalmente,
- Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança, ISSN 2317-7160 passará a ter os direitos autorais a ele referentes, incluindo modificações para o melhor entendimento do conteúdo, que se tornará propriedade exclusiva da Revista, sendo liberada a reprodução total ou parcial em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que citada a fonte, conferindo os devidos créditos à Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança.
- Declaro que não houve plágio e tenho conhecimento que o plágio representa um crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Declaro, como autor responsável pela submissão, que nem eu e nenhum um dos autores que compõe a autoria desse manuscrito possuímos conflito (s) de interesse (s) relacionado (s) ao artigo. Que seja de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Estou ciente que se for detectado a falsidade das declarações acima, o artigo será considerado nulo, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.